Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Usinas nucleares

Outra face da usina nuclear:


Usinas nucleares são fontes de energia, teoricamente, não renováveis que utilizam da fissão nuclear para produzir energia, essa é feita por meio do urânio que é um minério radioativo.Num processo em que o urânio contido em um reator aquece a água em um tipo de tubulação, que passa através de outra a qual contém um reservatório com água fria, a água fervente passa pela fria gerando muito vapor, o que faz gira uma turbina produzindo energia. O vapor se condensa, assim se transformando em água e é reutilizado.As usinas nucleares são sempre consideradas um malefício ao meio ambiente, podemos destacar alguns pontos em que as usinas nucleares tem impacto ambiental negativo:
  • Uso de material radioativo;
  •  Necessidade de garimpo/mineração para extração do mesmo;
  •  Se o se for depositado em local indevido e sem proteção pode contaminar e causar mutações genéticas às populações locais.
Apesar disso como vantagens elas apresentam:

  • O fato de não emitirem CO²; 
  • Necessitar de pouco espaço;
  • Não interferir em um ecossistema/população/etc ou em áreas de mata nativa.
Além de outras vantagens sobre outras formas de produção de energia como a hidrelétrica que na questão ambiental realmente é de desempenho péssimo: interfere na reprodução e ciclo de vida dos animais que vivem no rio onde será construída; sua construção é cara e demorada (8 à 10 anos); desvia o curso de um rio na maioria e produz gases do efeito estufa pois alaga uma área de mata nativa dessa forma os animais e plantas que viviam ali morrerão e gerarão CO². Enfim, são muitos prejuízos que podem ser causados pela construção das hidrelétricas.E no Brasil fora as que estão em funcionamento e construção o Governo federal prevê a construção de pelo menos mais 30 nos próximos vinte anos.
E as termoelétricas?
Produzir produzem mas o CO² produzido por elas é de quantia muito grande, seu maior problema.
As eólicas e solares?
Renováveis, mas geralmente caras, pouco usadas e produzem menos que as outras opções.
Dentre a maioria das fontes de energia olhando por essa persperctiva a fonte de energia que menos prejudica o meio ambiente gerando uma quantidade boa de energia.



terça-feira, 3 de julho de 2012

O futuro que nós queremos

Veja aqui o que o documento propõe.
O documento completo aqui (em inglês)


Após anunciar o “Futuro que Queremos”, documento final da Rio+20, o Governo brasileiro detalhou os pontos mais críticos que vinham travando as negociações. As delegações chegaram a um consenso sobre questões-chave como o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a manutenção dos princípios do Rio, incluindo o “princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas” e a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2015.

Espécies em perigo - Matéria especial



Ilhas Galápagos, lar de uma exuberante fauna e até pouco tempo de George, o sólitario, a Tartaruga Gigante dos Galápagos.A espécie foi declarada extinta no final do mês de junho.Era chamado de "o solitário" pois era o último da espécie, era uma espécie endêmica e por não deixar descendentes.De acordo com biólogos, a causa da morte foi natural, único sobrevivente da espécie Geochelone abigdoni, tinha idade estimada em mais de 100 anos e foi encontrado sem vida no centro de criação de tartarugas terrestres da ilha Santa Cruz, informou o Parque Nacional Galápagos (EQU).


Status iucn2.3 EX pt.svg

 Um possível candidato a ser descendente de George, do sexo masculino e chamado de "Tony", vive num zoológico de Praga.Existe atualmente uma recompensa de 10 000 dólares para a descoberta de uma fêmea de tartaruga-das-galápagos-de-pinta.O animal morreu com cerca de 100 anos e tinha expectativa de viver mais 100.


O Parque Nacional Galápagos anunciou que, em "homenagem" a Solitário Jorge, realizará um seminário internacional nos próximo mês de julho para elaborar uma estratégia de manejo das populações de tartarugas nos próximos dez anos, com a finalidade de obter a restauração das espécies.

domingo, 17 de junho de 2012

Desertificação

Hoje, 17 de junho é dia mundial da desertificação.Então que tal falarmos um pouco acerca do assunto?


Desertificação

Página 3



Desertificação é o fenômeno que corresponde à transformação de uma área num deserto.A ONU classifica de desertificação apenas os danos nas áreas de ocorrência localizadas nas regiões de clima semiárido, árido e subúmido seco. Esse processo provoca três tipos de impactos: ambientais, sociais e econômicos.
Imagem de um navio encalhado no que era o  antigo Mar de Aral que teve sua área reduzida para menos de um terço, por parte à desertificação

Desertificação no Brasil

 No Brasil, a desertificação atinge apenas a região nordeste mas é a causa de muitos problemas, deixando o solo infértil e pobre, além de castigar a população que vive no local com problemas como a fome e a pobreza. Atualmente mais de 1.480 municípios dos nove Estados que compõem o Nordeste já são atingidos por este fenômeno segundo o Ministério do Meio Ambiente. E não é somente nesta região que o fenômeno ocorre, já que algumas cidades do norte de Minas e do Espírito Santo também são atingidas.


Causas da desertificação

De maneira geral, como causas da desertificação podem ser apontadas:
  • Sobreuso ou uso inapropriado da terra (monoculturas comerciais como a cana-de-açúcar, soja, trigo, no Brasil)
  • Desmatamento
  • Utilização de técnicas agropecuárias impróprias
  • Exploração descontrolada de ecossistemas frágeis
  • Queimadas
  • Mineração
  • Uso excessivo de agrotóxicos
  • Poluição
  • Secas


  • quarta-feira, 6 de junho de 2012

    Espécies em perigo - P1

    Na primeira postagem da coluna começaremos falando sobre os critérios de avaliação acerca das espécies em perigo de extinção:

    • O que é critério?
    Critério é um método escolhido para classificar algo, por exemplo: as sessões de um mercado são separadas pelo critério do tipo de produto.Nesse caso as espécies catalogadas na lista são separadas por prioridade classificada de: Pouco preocupante à Extinto.


    • O que é sessão?
    Sessão é um grupo de coisas separadas por critérios.Então, vamos lá:

    •  


    (Pouco preocupante/          (Pouco                  (Vulnerável)              (Em perigo)        (Criticamente           (Extinta) 
    última concertração)            ameaçada)                                                                            ameaçada)  
    Sistema de critérios da IUCN

                                                                      E também...
                                                                    
    Categorias de baixo risco
    Categorias e critérios de 2001
    (versão 3.1)
    Descrição
    Status iucn3.1 LC pt.svgSegura ou pouco preocupante (LC): Última concentração da espécie,possível risco futuro de extinção.
    Status iucn3.1 NT pt.svgQuase ameaçada (NT):Possível risco de extinção

    Categorias de ameaça
    Categorias e critérios de 2001
    (versão 3.1)
    Descrição
    Status iucn3.1 VU pt.svgVulnerável (VU): Risco de extinção razoável.
    Status iucn3.1 EN pt.svgEm perigo (EN): Os últimos integrantes da espécie estão nas últimas concentrações.
    Status iucn3.1 CR pt.svgEm perigo crítico (CR): Criticamente ameaçada, a espécie tem sério risco de extinção.



    Outras categorias
    Categorias e critérios de 2001
    (versão 3.1)
    Descrição
    Status iucn3.1 EW pt.svgExtinta na natureza (EW): Podem haver indivíduos da espécie vivos em cativeiro, mas toda população original foi dizimada.
    Status none DD.svgDados insuficientes (DD): Dados insuficientes para avaliação.
    Não avaliada (NE): Não foram verificados os dados sobre essa espécie.
    Status none PE.svgPossivelmente extinta (PE): Possibilidade de que todos os indivíduos da espécie se extinguiram na natureza e em cativeiro.
    Status none PEW.svgPossivelmente extinta na natureza (PEW): Possibilidade de que todos os indivíduos da espécie se extinguiram na natureza. 
    Status iucn3.1 EX pt.svgExtinct (EX): Todos os indivíduos da espécie se extinguiram.
    O último indivíduo da espécie morreu.





    Aquecimento para a Rio+20 no Dia Mundial do Meio Ambiente

     Veja a postagem anterior
     Este mês de junho daqui à poucos dias ocorrerá a Rio+20, conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o desenvolvimento sustentável com foco em algumas áreas: desemprego, trabalho decente e migrações; desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza;  A economia do Desenvolvimento Sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo; florestas; segurança alimentar e nutricional; energia sustentável para todos; água; cidades sustentáveis e inovação; oceanos, entre outros, ocorrerá  na cidade do Rio de Janeiro, RJ.Durante o evento o Cristo, cartão-postal da cidade será iluminado de verde em simbologia à sustentabilidade, tema da reunião.

                                                     
    Um dos dias mais importantes para muitas pessoas que lá irão protestar por diversas causas, uma delas é a não construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no estado do Pará, como outras usinas e represas, esta irá desflorestar a região em sua construção e desequilibrar o ecossistema local.
     No Rio de Janeiro, 20 anos atrás em 1992 ocorreu a Eco-92, outra conferência da ONU com propósitos semelhantes a Rio+20.A menina de 13 anos (na época), Severn  Cullis-Suzuki, que emplacou com seu discurso no Eco-92 estará também na Rio+20.
     Espero que o evento mais importante na questão de sustentabilidade para a cidade do Rio de Janeiro no ano de 2012, e um dos mais importantes para a Agenda 21, seja bem sucedido.

    sábado, 26 de maio de 2012

    Mais sobre o novo Código Florestal



    O novo Código Florestal brasileiro, aprovado em fevereiro deste ano, será alterado segundo Dilma atendo os pedidos dos ecologistas e políticos que já preferiam o veto total do código.Vetou 12 pontos e fez 32 modificações no Código Florestal, ontem, dia 25, um total de 12 artigos do projeto de lei do Código aprovado pela Câmara dos Deputados.


    Ainda nada foi denunciado sobre a situação da Reserva Legal, mas outros projetos de lei, acerca do Código como por exemplo alguns dos relacionados à agricultura.
    Veja aqui a primeira postagem sobre o assunto.