segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Heróis do Verde: Parte 2: Dorothy Stang


    Dorothy Mae Stang fora uma irmã da Congregação de Nossa Senhora de Namur, e também muita preocupada com projetos de desenvolvimento sustentável principalmente na sua atuação na Amazônia por uma reforma agrária justa e consequente.
  Nascida no dia  07/09/1931 em Dayton,Ohio,EUA começou na igreja em 1948 e logo foi professora de escolas da congregação.

  Iniciou seu legado no Brasil em 1966 em Coroatá,Maranhão.Com suas intensas atividades na Região do Xingu e na Amazônia como: projetos de reflorestamento e geração de renda para os moradores da Transamazônia, ganhou reconhecimento nacional e internacional.
   Participou de duas importantes instituições a Comissão Pastoral da Terra (CPI) e a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) desde sua fundação.
  Tempo depois ela foi ameaçada diversas vezes,mas não se deixou intimidar.Uma citação sua foi:
"Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta.Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar".
   A Ordem dos Advogados do Brasil (seção Pará) concedeu uma premiação a Dorothy pela sua luta em defesa dos direitos humanos.

Óbito

  Dorothy Mae Stang foi assasinada aos 73 anos em Anapu, no Pará em 12 de fevereiro de 2005.Antes de seu falecimento ela disse ao criminoso: "Eis minha arma!" e mostrou-lhe a Bíblia Sagrada.

Comentário
 
A fé e a perseverança de Dorothy literalmente moveram montanhas a favor do bem, de um bem que não favoreceu somente a ela, mas também toda Amazônia e seus moradores.
Por ela e por todos que agem hoje contra o desmatamento, a impunidade fiscal, e os diretos dos trabalhadores da Amazônia,agradecemos.
Saiba mais em:

sábado, 15 de outubro de 2011

Horário de verão!


 Este domigo apartir das 0(zero) horas do dia 16 de outubro.Os relógios devem ser adiantados 1(uma) hora

domingo, 9 de outubro de 2011

Heróis do Verde - Parte 1: Chico Mendes.

Com essa postagem iniciamos a coluna Heróis do Verde:
Veja:

Chico Mendes


Na foto Chico Mendes com sua mulher Ilzamar

       Francisco Alves Mendes Filho, nasceu em Xapuri, no Acre em 15 de dezembro de 1944 e faleceu também em Xapuri em 22 de dezembro de 1988, com aos 44 anos.Tinha como ocupações ser seringueiro, ativista ambiental brasileiro e o sindicalista.
       Chico Mendes começou seu trabalhode seringueiro já quando criança aprendendo em excursões pela mata com seu pai.Só aprendeu a ler aos 20 anos,  pois haviam poucas ou nenhuma escola onde vivia, e não haviam donos de terras interessados na proposta.

                                                                  Linha do tempo        

  •     1975, foi Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Brasiléia.
  •     1976, participou da luta dos seringueiros contra o desmatamento.
  •     1981, assumiu a direção do Sindicato de Xapuri .
  •     1985, liderou o 1º Encontro Nacional dos Seringueiros, no qual foi criado o Conselho Nacional de Seringueiros (CNS).A Proposta da "União dos Povos da Floresta", busca unir interesses de comunidades extrativistas ribeirinhas e indígenas da região, pela criação de reservas extrativistas.
  •     1987,Chico Mendes recebeu prêmios internacionais pelo seu trabalho em defesa da Floresta Amazônica, destacando-se o Global 500, oferecido pela ONU.
  •     1988, participou da implantação das primeiras reservas extrativistas no Estado do Acre. Neste mesmo ano foi assassinado por fazendeiros locais.

O trabalho de Chico Mendes
        
  • Ele dedicou sua vida  à causa da defesa da Floresta Amazônica, como por exemplo através da criação de reservas extrativistas que em 2006 totalizavam 43 unidades. 
  • Um ano após sua morte, foi criada a medalha Chico Mendes de Resistência por uma ONG de direitos humanos brasileira.
  • Em 2007, foi criado o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, pela autarquia federal.
         Certamente Chico Mendes foi um grande exemplo de persistência, e deixou um grande legado com sua história.Aguadem a próxima postagem: Dorothy Stang.
Até.