Com essa postagem iniciamos a coluna Heróis do Verde:
Veja:
Veja:
Chico Mendes
Na foto Chico Mendes com sua mulher Ilzamar |
Francisco Alves Mendes Filho, nasceu em Xapuri, no Acre em 15 de dezembro de 1944 e faleceu também em Xapuri em 22 de dezembro de 1988, com aos 44 anos.Tinha como ocupações ser seringueiro, ativista ambiental brasileiro e o sindicalista.
Chico Mendes começou seu trabalhode seringueiro já quando criança aprendendo em excursões pela mata com seu pai.Só aprendeu a ler aos 20 anos, pois haviam poucas ou nenhuma escola onde vivia, e não haviam donos de terras interessados na proposta.
Linha do tempo
- 1975, foi Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Brasiléia.
- 1976, participou da luta dos seringueiros contra o desmatamento.
- 1981, assumiu a direção do Sindicato de Xapuri .
- 1985, liderou o 1º Encontro Nacional dos Seringueiros, no qual foi criado o Conselho Nacional de Seringueiros (CNS).A Proposta da "União dos Povos da Floresta", busca unir interesses de comunidades extrativistas ribeirinhas e indígenas da região, pela criação de reservas extrativistas.
- 1987,Chico Mendes recebeu prêmios internacionais pelo seu trabalho em defesa da Floresta Amazônica, destacando-se o Global 500, oferecido pela ONU.
- 1988, participou da implantação das primeiras reservas extrativistas no Estado do Acre. Neste mesmo ano foi assassinado por fazendeiros locais.
O trabalho de Chico Mendes
- Ele dedicou sua vida à causa da defesa da Floresta Amazônica, como por exemplo através da criação de reservas extrativistas que em 2006 totalizavam 43 unidades.
- Um ano após sua morte, foi criada a medalha Chico Mendes de Resistência por uma ONG de direitos humanos brasileira.
- Em 2007, foi criado o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, pela autarquia federal.
Certamente Chico Mendes foi um grande exemplo de persistência, e deixou um grande legado com sua história.Aguadem a próxima postagem: Dorothy Stang.
Até.
Nenhum comentário:
Postar um comentário