quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Redescobrindo as plantas





A espécie Dendrobium daklakense foi encontrada no sul do Vietnã. Ela faz parte de uma família que normalmente produz grandes flores.



Magnistipula multinervia, árvore gigante descoberta pelo Kew Gardens nas florestas de Camarões. Árvores chegam a 41 metros de altura.


A bromélia Alcantarea hatschbachii foi descoberta em 1975 e depois nunca mais avistada.

Neste ano foi reencontrada por projeto do Kew Gardens.





Ao lado algumas das espécies da flora redescobertas ou descritas em 2010 



À medida que o fim do ano se aproxima, as retrospectivas tomam conta dos noticiários e até das reflexões pessoais, com as promessas de ano novo. O Royal Botanic Gardens (Jardins Botânicos Reais, mais conhecido como Kew Gardens) não ficou atrás e, nas vésperas do encerramento do Ano Internacional da Biodiversidade (eleito pelas ONU), celebrou a diversidade do planeta e as descobertas feitas das florestas tropicais camaronesas até os montes peninos ingleses – desde novas espécies para a ciência até outras reencontradas na vida selvagem após anos consideradas extintas.

De acordo com o
professor Stephen Hopper, diretor do Royal Botanic Gardens, em média duas mil espécies de plantas são descobertas a cada ano. A instituição que ele representa, por sua vez, é responsável por 10% deste total, em um trabalho conjunto com cientistas e parceiros locais. Na conjuntura atual de mudanças climáticas e perda de habitats naturais, este esforço torna-se ainda mais importante.
 












Nenhum comentário:

Postar um comentário