sábado, 12 de fevereiro de 2011

As 10 florestas mais ameaçadas do mundo-P1

 
Neste mês, teremos uma nova coluna: ”As 10 florestas mais ameaçadas do mundo”. Serão postadas 2 florestas por semana.Então vamos ao texto:


No lançamento do Ano Internacional das Florestas, a Conservação Internacional organizou uma lista com as 10 regiões florestadas sob maior ameaça em todo mundo. A Mata Atlântica foi listada em 5o lugar. Veja abaixo as fotos e explicações para cada uma das regiões.1 - Regiões da Indo - Birmânia (Ásia-Pacífico)


Os rios e pântanos aqui são extremamente importantes para a conservação de aves, tartarugas e peixes de água doce, incluindo alguns dos maiores peixes de água doce do mundo. O Lago Tonle Sap e o Rio Mekong são hábitats para a lampreia gigante Mekong  e a carpa dourada de Jullien . Seus ecossistemas aquáticos estão sob intensa pressão em diversas áreas, e muitas áreas alagáveis de água doce foram destruídas pelo cultivo de arroz. Os rios foram represados para gerar eletricidade, resultando no alagamento de bancos de areia e outros hábitats que normalmente seriam expostos durante a estação seca, com impactos severos sobre ninhos de aves e espécies de tartarugas. A conversão de mangues em reservatórios de aquicultura de camarão, a pesca excessiva e o uso de técnicas de pesca destrutiva são também problemas graves para os ecossistemas costeiros e de água doce. Hoje subsistem apenas 5% do hábitat original.

2 – Nova Zelândia (Oceania)

Um arquipélago montanhoso uma vez dominado pelas florestas temperadas, a Nova Zelândia é uma terra de paisagens variadas e abriga extraordinários índices de espécies endêmicas, incluindo seu representante mais famoso, o kiwi. Nenhum de seus animais é encontrado em outro lugar do mundo. Curiosamente, as duas espécies registradas de mamíferos terrestres da Nova Zelândia são morcegos. Hoje, espécies invasoras representam uma séria ameaça à flora e à fauna das ilhas da Nova Zelândia. Com a chegada dos europeus no início do século 19, foram levadas ao arquipélago 34 espécies exóticas de mamíferos, centenas de espécies de ervas daninhas invasoras, aves, invertebrados, plantas e de um morcego e um peixe endêmicos.Diversas outras espécies sobrevivem apenas em pequenas populações nas ilhas. A destruição de hábitats, de florestas e a drenagem de pântanos são também problemas-chave. Há também apenas 5% de remanescentes do hábitat original do arquipélago.

Um comentário:

  1. Saber sobre as florestas é bastante interessante. Bom será que sejam preservadas e não destruídas.

    ResponderExcluir